Os Três Guardiões: Itarema tem o 2º maior número de incidência de casos de Covid-19 para cada 1000 habitantes no Ceará

Total de visualizações de página

domingo, 14 de junho de 2020

Itarema tem o 2º maior número de incidência de casos de Covid-19 para cada 1000 habitantes no Ceará

Prefeito diz que estatística é elevado em decorrência do alto número de testes realizados, ressaltou ainda que o percentual de recuperados também é alto

Por Manoelzinho Canafístula

Comércio de Itarema que está funcionando em sistema de Drive Thru - Foto: Divulgação

Estudos feitos pela secretaria de Saúde do Estado e divulgados recentemente apontam o município de Itarema com a segunda maior incidência de casos de contaminação pelo Covid-19 no estado, perdendo apenas para São Gonçalo do Amarante, o município governado por Elizeu Monteiro (PDT) possui 20,6 casos para cada mil habitantes, quase que o dobro da taxa de Fortaleza (10,55). Itarema fica atrás apenas de São Gonçalo do Amarante (22,46). Os números não consideram a subnotificação - pacientes que não tiveram seus nomes contabilizados por não realizarem testes. Já São Gonçalo do Amarante tem 22,46.

O número não preocupa o prefeito apesar dos dados divulgados diariamente, segundo o mais recente boletim publicado há 1110 pessoas que foram contaminadas pelo vírus, desse total, 725 foram recuperados, 370 estão em acompanhamento, sendo 357 em casa, nove estão internados no hospital municipal Natércia Rios, quatro estão em estado grave, e internados em outras unidades de alta complexidade. O município já registra 15 óbitos. Segundo o prefeito o que mais importa é o total de recuperados, o número de pessoas que estão internados em estado grave e os óbitos, “esse numero só está alto em virtude da nossa testagem, além disso, os dados da Sesa estão defasados, temos uma taxa de recuperação superior a 70% e atualmente estamos com apenas quatro pacientes internados em estado grave”, disse o prefeito.

Abertura de Comércios – Desde o dia 1º de junho o governo do Estado determinou o lockdown em pelos menos sete municípios do Ceará, no dia oito de junho, o governador Camilo Santana prorrogou o decreto somente em quatros municípios, entre eles Itarema, o prefeito Elizeu Monteiro através de um decreto municipal assinado no dia 8 de junho determinou a abertura de estabelecimentos comerciais com atendimento via Delivery e Drive Thru. Nos outros três municípios os prefeitos permaneceram com a decisão de não autorizar esse tipo de abertura. “Sei que é uma situação muito delicada, mas estamos vivendo duas crises simultâneas, a crise de saúde e a econômica, achei justo autorizar o funcionamento como está e estamos acompanhado os resultados”, disse o prefeito que também ouviu comerciantes locais.  

Trecho do decreto municipal que autoriza abertura de comércios para atendimento em Delivery e Drive Thru - Foto: Reprodução

Na região do baixo Vale do Acaraú outros municípios também aparecem na mesma lista entre eles, Bela Cruz em 8°tem incidência de (14,8). Já em Acaraú que também está em lockdown está em 10° (13,23), Cruz em 13° (11,97). No Ceará a incidência de casos confirmados é de 7,6 e no Brasil é de 3,70 para cada 1.000 habitantes.

As cidades da região do Baixo Vale do Acaraú, que abrange ainda Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos, ultrapassam a média por 100 mil habitantes de Fortaleza na incidência de casos confirmados da doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *