Os Três Guardiões: Escola indígena de Itarema paralisa atividades por falta de transporte escolar

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Escola indígena de Itarema paralisa atividades por falta de transporte escolar

Segundo a direção da escola todas as atividades estão suspensas até que e prefeitura resolva o problema, a promessa da Secretaria de Educação é para esta quarta-feira(20)

Por Manoelzinho Canafístula

Escola Indígena Tremembé Mangue Alto em Torrões está em greve geral em protesto contra a falta de transporte escolar - Foto: Divulgação

Uma publicação da Escola Indígena Tremembé de Mangue Alto em Torrões, Distrito de Almofala no litoral do município de Itarema foi amplamente divulgada nas redes sociais de Itarema e região, na tarde desta segunda-feira (18), a nota afirma que foi deflagrada greve por tempo indeterminado e que a decisão foi homologada após reunião entre a direção da escola, pais, alunos, professores e a comunidade em geral. “Tudo isso porque estamos sem transporte escolar para os nossos estudantes, interferindo assim diretamente no aprendizado dos mesmos”, diz trecho da nota. 

A publicação ressalta ainda que o problema é antigo e ressalta as condições precárias dos veículos utilizados para transportar os alunos, apesar da denuncia de precariedade a prefeitura de Itarema pediu autorização da Câmara Municipal e em 2019 fez empréstimo de R$ 1 milhão de reais para comprar novos veículos para o sistema municipal de transporte escolar. A nota alega ainda, que estudantes chegam a passar semanas sem frequentar as aulas por falta do transporte escolar e ressalta que já houve inúmeras tentativas de se resolver o problema junto às autoridades de educação de Itarema, mas sem nenhuma solução concreta para o problema, segundo o diretor da escola Professor Elardo Alves de Lisboa, a prefeitura deu uma previsão até esta quarta-feira dia 20, mas foi categórico em afirmar que as atividades estão suspensas até a prefeitura resolver em definitivo o problema, “só voltaremos às atividades normais quando a prefeitura cumprir com o prometido, enquanto isso estamos no aguardo e é greve geral”, destacou o diretor.


Segundo o Coordenador da CREDE 3 de Acaraú, Professor Paulo Fontenele, a CREDE está ciente do problema e já entrou em contato com o Secretário de Educação de Itarema, Rafael Lopes e que ele assumiu o compromisso de resolver o impasse até esta quarta-feira (20). O secretário de Educação Rafael Lopes enviou nota a redação do blog. veja a nota na íntegra.

Sobre o transporte escolar do município de Itarema vale lembrar que:

1 - os transportes oficiais do município estavam parados desde o início da pandemia. Portanto essa parada altera o estado dos transportes e que para o retorno do funcionamento exigiu muitas manutenções corretivas e preventivas também.

2 - a prefeitura adquiriu no fim do ano passado 10 ônibus novos. Ao todos nossa frota oficial é de 23 ônibus 

3. As escolas estaduais e municipais voltaram ao presencial por adesão, assim não houve um acordo de data de retorno, dessa forma as escolas foram sinalizando 

Seus retornos e a secretária foi viabilizando o transporte.

4 - as rotas estiveram mais complexas esse ano de serem feitas, pois as escolas estão funcionando com 30% ou 50% de seus alunos exigindo rotas diferentes em todos os dias da semana.

Diante do exposto, a prefeitura municipal, atenta a necessidade das escolas para o retorno, se preparou para o retorno a partir das seguintes ações e decisões 

1 - para complementação das rotas por ônibus oficiais a licitação de transporte escolar foi concluída em tempo hábil para assegurar o retorno das aulas presenciais. Assim como a licitação de manutenção preventiva e corretiva, bem como a licitação de compra de peças dos veículos em questão.

2 - a prefeitura selecionou, por processo público de provas e títulos, em julho, cerca de 20 motoristas categoria D para os deslocamentos dos estudantes.

3- foi feita formação coletiva e individual com os motoristas acerca dos cuidados de prevenção da COVID -19, bem como os cuidados no transporte dos alunos.

Desse modo, a secretaria, desde o início das aulas presenciais, no dia 09/08, tem organizado, disponibilizados e monitorado as rotas para todas as escolas do município.

Vale ressalta, que hoje estamos atendendo 50 escolas municipais, 5 escolas  regulares do estado somada a extensão que funciona no distrito do carvoeiro e todas as escolas indígenas que já retomaram. Sempre foi nossa missão sermos  facilitadores do retorno presencial tão necessário aos nossos alunos de Itarema e temos trabalhado firmes para apoiar todas as redes de educação, municipal e estadual.

Sobre a escola indígena específica, a secretária esteve sempre em contato com os gestores e com a Crede 03 para chegar a uma solução para a referida situação. Infelizmente por conta de funcionamento Mecânico houve essa situação isolada na dificuldade do transporte, mas que já está sendo resolvida. Em acordo, com as partes envolvidas ficou acertado que amanhã às rotas serão atendidas. Nesse momento me certifiquei que amanhã os ônibus já serão deslocados para a escola supramencionada. Rafael Lopes - Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *