Os Três Guardiões: Colégios da Polícia Militar abrem 1.100 vagas para alunos novatos no Ceará

Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Colégios da Polícia Militar abrem 1.100 vagas para alunos novatos no Ceará

Escolas estaduais em Maracanaú e Sobral passarão a ser dirigidas por policiais. Edital para seleção de alunos novatos foi divulgado segunda-feira (21)

G1 CE
Foto-Divulgação

Duas escolas da Polícia Militar do Ceará abrem nesta sexta-feira (24) vagas para alunos novatos. O 3º Colégio Tenente Mário Lima, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza; e o 4º Colégio Ministro Jarbas Passarinho, em Sobral, na Região Norte do Estado, somam 1.100 vagas. São 280 vagas para o 3º Colégio e 820 vagas para o 4º Colégio.

As escolas já funcionavam em regime regular no ensino médio, mas passarão a ser dirigidas por policiais militares. O coordenador geral dos colégios, coronel Francisco Kennedy Pimentel, afirma que todos os alunos já matriculados nas instituições têm vaga garantida.

Em Sobral, 60% das vagas serão destinadas para a comunidade local. Em Maracanaú, “como há maior disponibilidade de escolas”, segundo o militar, a divisão será de 50% para a comunidade e 50% para dependentes de militares.

“As escolas estão sendo adaptadas aos moldes dos colégios já existentes aqui em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. A grade pedagógica é a mesma em todo o Estado, o corpo docente é da Secretaria da Educação. O diferencial é que são comandados por militares”, explica o coronel Kennedy.

O calendário escolar dos dois colégios da PM já existentes no Ceará começa na segunda-feira. Eles somam 1.779 vagas na capital e 1.429 em Juazeiro do Norte.

O cronograma dos novos colégios, em Maracanaú e Sobral, não tem previsão para início, devido aos trâmites necessários à admissão dos estudantes. Além disso, ambos ainda estão em aulas, em consequência de atrasos no calendário de 2019.

Investimentos
O coordenador geral informou ainda que os dois novos colégios receberão recursos do Governo Federal, por meio do programa de escolas cívico-militares, ao qual o Ceará aderiu em 2019. Comandantes das escolas receberão mais orientações sobre o programa, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em evento na cidade de Porto Alegre.

O corpo técnico das escolas também preparou um relatório das adaptações estruturais necessárias às novas unidades. O documento será encaminhado ao comando da corporação.

Para o coronel Kennedy, a implantação do regime militar nas instituições deve contribuir para melhorar os índices educacionais do estado. “Nossa escola tem diferencial porque prima pela ordem, pela disciplina, pelo respeito, em especial ao professor, que é a principal autoridade da sala de aula. Quando a gente oferta ao professor ministrar uma aula com ordem, ganha todo mundo: escola, professor, aluno e a educação do Ceará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem é Manoelzinho Canafístula

Minha foto
Itarema, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *