O calendário de pagamentos está em andamento e alguns beneficiários terão que esperar a sua vez (veja detalhes mais abaixo). Em outros casos, o dinheiro pode não ter chegado porque a pessoa não tem direito, por atraso na análise do cadastro ou por problemas técnicos com os aplicativos da Caixa.
Filipe Andretta - Do UOL, em São Paulo
A Caixa começou a pagar no dia 9 de abril a primeira parcela do auxílio
emergencial para trabalhadores de baixa renda. Porém, muitas pessoas que
esperam o dinheiro do governo federal ainda não receberam.
O calendário de pagamentos está em andamento e alguns beneficiários
terão que esperar a sua vez (veja detalhes mais abaixo). Em outros casos, o
dinheiro pode não ter chegado porque a pessoa não tem direito, por atraso na
análise do cadastro ou por problemas técnicos com os aplicativos da Caixa.
Veja o passo a passo para se cadastrar e pedir o auxílio de R$ 600
Parcela do auxílio emergencial pode chegar a R$ 1.800 por família;
entenda
Se o seu dinheiro ainda não foi depositado, entenda o porquê e veja
orientações para resolver eventuais problemas com o auxílio emergencial.
Calendário de pagamento
O pagamento do auxílio segue um calendário específico para cada classe
de beneficiário.
Segundo a Caixa, inscritos no CadÚnico que não recebem Bolsa Família
começaram a receber no último dia 9. O pagamento continua em andamento. Foram
priorizados os que têm poupança na Caixa e os que têm conta no Banco do Brasil.
A Caixa começou na sexta-feira (17) o pagamento para quem se inscreveu
pelo aplicativo e já tinha conta poupança da Caixa. Quem indicou no cadastro
conta em outro banco recebeu no sábado (18).
Já os beneficiários inscritos no Bolsa Família têm um calendário que
segue o dígito do NIS (Número de Identificação Social):
Quinta-feira (16): último dígito do NIS é igual a 1
Sexta-feira (17): último dígito do NIS é igual a 2
Segunda-feira (20): último dígito do NIS é igual a 3
Quarta-feira (22): dígito do NIS é igual a 4
Quinta-feira (23): último dígito do NIS é igual a 5
Sexta-feira (24): último dígito do NIS é igual a 6
Segunda-feira (27): último dígito do NIS é igual a 7
Terça-feira (28): último dígito do NIS é igual a 8
Quarta-feira (29): último dígito do NIS é igual a 9
Quinta-feira (30): último dígito do NIS é igual a 0
Assista o vídeo do presidente da Caixa Econômica explicando detalhes sobre o benefício
As próximas duas parcelas têm data prevista conforme o calendário a
seguir:
'Situação: Em análise'
Quem se inscreveu pelo site ou pelo aplicativo "Auxílio
Emergencial" (Android ou iOS) precisa esperar esperar a aprovação do
cadastro. Se o programa mostra a mensagem "Situação: Em análise",
isso significa que o governo ainda não aprovou o benefício.
Inicialmente, a Caixa informou que o prazo para responder via site ou
app seria de cinco dias úteis. Contudo, muitos usuários relataram que o
cadastro está em análise há mais tempo que isso.
Nas redes sociais, o perfil oficial da Caixa afirmou que o prazo de
cinco dias úteis é apenas uma estimativa, pois o banco depende da análise do
cadastro que é feita pelo Ministério da Cidadania.
Questionado, o Ministério da Cidadania não explicou se houve atraso.
Afirmou que "o processo de pagamento do auxílio emergencial é complexo,
envolve vários fatores e tem sido conduzido com total transparência".
O banco pede que as pessoas nessa situação tenham paciência e continuem
conferindo a situação do cadastro no site ou no aplicativo.
Cadastro aprovado, mas não recebi o depósito
Segundo a Caixa, depois que o cadastro é aprovado, o prazo para depósito
é de três dias úteis.
Ao fazer o cadastro, o trabalhador tem que escolher entre indicar uma
conta bancária já existente ou receber em uma poupança digital que será aberta
automaticamente pela Caixa.
Quem indicou uma conta no cadastro deve esperar o depósito em até três
dias úteis. Caso isso não aconteça, entre em contato com a Caixa pelo telefone
111. O banco também tem respondido muitos trabalhadores pelo perfil oficial do
Twitter.
Para quem não tem conta em banco ou não indicou uma no cadastro, a Caixa
abrirá uma poupança digital, que deve ser movimentada pelo aplicativo
"Caixa Tem" (veja mais a seguir).
Recebi na poupança digital, mas o 'Caixa Tem' não funciona
O aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) é o único meio de
acessar o auxílio para os trabalhadores que recebem pela poupança social
digital da Caixa —ou seja, quem não tem conta em banco ou não indicou uma ao se
cadastrar.
Muitos usuários do aplicativo relataram problemas para acessar a
poupança digital e para movimentar o dinheiro.
O perfil oficial da Caixa no Twitter informou que o aplicativo
"pode apresentar intermitência momentânea devido ao alto volume de
acessos". O banco pede que os usuários continuem tentando.
Quem tem o dinheiro na poupança social digital pode apenas pagar contas
e fazer até três transferências gratuitas por mês. Os saques serão liberados
aos poucos a partir de 27 de abril, para evitar aglomerações. Confira aqui o
calendário de saques.
Cadastro rejeitado porque preenchi errado
Quem já fez o pedido, mas errou algum dado ou esqueceu de incluir
informações poderá arrumar o cadastro após receber a resposta da solicitação.
Segundo a Caixa, será possível corrigir os dados pelo site ou pelo aplicativo,
mas é preciso esperar o fim da primeira análise.
Estou no CadÚnico, mas não recebi
Os pagamentos para quem estava inscrito no CadÚnico até 20 de março de
2020 continuam sendo realizados. Segundo a Caixa, na sexta-feira (17), R$ 1,5
bilhão foram depositados para 2,1 milhões de pessoas nesta situação.
Mas nem todo mundo que está no CadÚnico tem direito ao auxílio. Existem
critérios de profissão e de renda que podem te deixar de fora (veja mais
abaixo).
Se você está no CadÚnico mas recebe o Bolsa Família, o auxílio
emergencial será pago em um calendário próprio, conforme explicado acima. É
importante lembrar que a pessoa não pode acumular os dois auxílios —recebe o
que for mais vantajoso.
O site e aplicativo "Auxílio Emergencial" informam se os seus
dados já estão no CadÚnico. Você pode acompanhar a situação do seu pagamento lá
e tirar dúvidas pelo telefone 111.
Quem tem direito?
É necessário ter mais de 18 anos. Poderão receber o auxílio emergencial:
empregado que não têm carteira assinada
autônomo
desempregado
MEI (microempreendedor individual)
contribuinte individual da Previdência
Além de se enquadrar em um desses casos, a pessoa deve estar dentro dos
limites de renda estabelecidos na lei. Pode receber quem:
tem família com renda mensal total de até três salários mínimos (R$
3.135) ou com renda mensal per capita (por membro da família) de até meio
salário mínimo (R$ 522,50)
teve rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70 em 2018 (conforme
declaração do Imposto de Renda feita em 2019)
Para verificar os critérios de renda, o governo vai cruzar informações
dos bancos de dados que tem, como o CadÚnico e a declaração do Imposto de
Renda.
Não pode receber o auxílio quem já
recebe seguro-desemprego, BPC, aposentadoria ou pensão.
A Câmara aprovou um projeto de lei que facilita o acesso ao auxílio
emergencial e amplia o direito a mais trabalhadores. Contudo, enquanto o texto
nao for aprovado pelo Senado e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido),
continuam valendo as regras descritas acima.
Essas informações são bem esclarecedoras.Obrigado.
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